O agricultor Silvio Castro Cunha Júnior, da Fazenda Santana 4, de Campo Florido (MG), obteve a produtividade de 120 sacas de soja/ha, conquistando a terceira posição no Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB 23/24, na categoria Irrigado. Castro adota as soluções da Sumitomo Chemical há mais de 5 safras para manejar, proteger e explorar o máximo potencial produtivo da sua lavoura, assegurando, assim, a expressão máxima do rendimento da cultura.
“A parceria com a Sumitomo Chemical vem de longa data e esse resultado do CESB mostra o quanto as soluções da empresa nos ajudam a ser um modelo de produção para a agricultura”, afirmou Sílvio Castro Cunha. “Isso porque, além de combinações de moléculas para o manejo químico, a Sumitomo Chemical conta com os BioRacionais, ou seja, tem sempre algo inovador para ajudar a gente a produzir melhor”, complementou o produtor.
Entre as soluções do portfólio da Sumitomo Chemical adotados por Silvio está o mais recente lançamento da empresa, o fungicida Excalia Max® (formulação única com dois ingredientes ativos e dois mecanismos de ação que se complementam para o melhor controle do complexo de doenças da soja e o manejo de resistência). Excalia Max® é ideal para a rotação de ativos, com amplo espectro de controle, atuando na ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), mancha-alvo (Corynespora cassiicola), podridão dos grãos e quebramento das hastes, além de controlar eficientemente as DFCs (Doenças de Final de Ciclo da Soja).
Já no manejo de plantas daninhas em pré-emergência, ele utilizou o herbicida Zethamaxx®, que é seletivo, com duplo modo de ação com a associação de flumioxazina (molécula original da Sumitomo Chemical), com o princípio ativo imazetapir, recomendado para o manejo de plantas daninhas de difícil controle.
Das soluções do portfólio de BioRacionais, ele utilizou o EndoMaxx® (fungos micorrízicos arbusculares que colonizam as raízes, melhorando a absorção de água e nutrientes), que também é uma novidade no mercado; e o regulador de crescimento ProGibb® (produto a base de ácido giberélico, responsável por promover a uniformidade do desenvolvimento das flores da soja e reduzir o abortamento).
Já dos inseticidas, os escolhidos foram Decision® (que possui alto efeito de choque, longo período de controle e de amplo espectro de ação) e o Legion® (inseticida de duplo mecanismo de ação, agindo via contato e ingestão), recomendados para o controle de insetos sugadores.
O resultado de 120 sacas de soja por hectare colocou o produtor Silvio Castro Cunha Júnior entre os finalistas do 16º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), contando com mais de seis mil inscritos de 1.100 municípios em 20 estados da federação. O evento destaca a importância da produtividade, eficiência e sustentabilidade do sistema produtivo de soja no Brasil e tem a Sumitomo Chemical como uma das patrocinadoras.
“A Sumitomo Chemical oferece soluções inovadoras e eficientes para o manejo do produtor. O resultado alcançado por Silvio é um reflexo dessa versatilidade e eficácia”, finalizou Ernani Santana, líder de Marketing da Sumitomo Chemical, Unidade de Negócios Centro.
Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.