A verdadeira transformação que se espera para o mundo deve começar de dentro para fora. E se inicia, principalmente, com as novas gerações. Porém, como auxiliar crianças a se conhecer, reconhecer seu lugar no mundo e ter equilíbrio emocional para lidar com as adversidades da vida?
O Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), lança o Interioridade, um projeto que desenvolve habilidades emocionais e sociais por meio de vivências e reflexões sobre o autoconhecimento na infância, promovendo o exercício da empatia, diálogo para a resolução de conflitos e a entender-se para poder lidar com o que se sente, com o que se faz, com os desafios que se impõe, acolhendo melhor a si e aos outros.
O projeto estimula o pensamento criativo, a consciência corporal e o equilíbrio emocional do aluno, trabalhando práticas de autoconhecimento e autocuidado com os pequenos da Educação Infantil. É proposto um processo de acompanhamento dos estudantes para possibilitar com que cheguem à sua dimensão mais profunda e encontrem o que dá sentido à sua vida.
“O projeto busca desenvolver as habilidades socioemocionais, a capacidade de se reconhecer e se relacionar a partir do equilíbrio pessoal. Seu maior propósito é formar crianças seguras de si, com amor-próprio e autonomia para atuar de forma empática com o outro e consigo mesmas”, ressalta a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka.
“Valores como empatia, gratidão e aceitação também são debatidos em grupo pelo projeto que estará na grade curricular dos estudantes. Práticas de respiração, meditação e autoconhecimento fazem parte do projeto. E como as aulas acontecem em casa, por vezes os familiares também são convidados a participar com os alunos, estreitando relações”, explica a coordenadora.
O assunto vem ganhando espaço na rotina dos alunos, permeado pelas interações das crianças entre si e com os adultos, pois, na pandemia, as atividades podem ser vivenciadas em família. As práticas estão apoiadas na pedagogia Marista e na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que estabelece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
“O autoconhecimento é fundamental para que as crianças consigam traçar seu projeto de vida e ter objetivos relevantes para alcançar. É uma proposta pedagógica que abre caminho para o centro do coração humano, o centro do indivíduo, educando sua dimensão interior”, destaca Márcia.
Sobre os Colégios Maristas
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.