No mês do empreendedorismo, conheça iniciativas gratuitas para apoiar negócios

Novembro é tradicionalmente o mês do empreendedorismo no mundo. No Brasil, a data ganha importância adicional já que o país tem um dos maiores níveis de empreendedorismo entre...

Novembro é tradicionalmente o mês do empreendedorismo no mundo. No Brasil, a data ganha importância adicional já que o país tem um dos maiores níveis de empreendedorismo entre os países do globo. Segundo o estudo sobre o tema da Global Enterpreneuship Monitor (GEM) de 2016, 36% dos brasileiros entre 18 e 64 anos já têm ou pensam em criar um novo negócio porque querem inovar ou porque buscam uma fonte de renda.

Se você quer começar um negócio ou melhorar um que já está em andamento, conheça algumas iniciativas para apoiar empreendedores disponíveis para o Estado:

Geração Empreendedora – Desafio Paraná

Realizado pela ONG Aliança Empreendedora, com patrocínio do governo paranaense e Volkswagen, o concurso vai eleger quatro negócios em fase inicial (com até seis meses de existência) ou ideias de negócios. Os quatro finalistas, além do processo de capacitação e mentoria ofertado aos participantes da 2ª fase, vão receber R$ 7 mil reais para dar o ponta pé inicial no seu empreendimento. Podem participar jovens entre 18 e 35 anos residentes no Paraná. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10/11 (sexta-feira) pelo site www.desafioparana.com.br.

Semana Global do Empreendedorismo 2017

No site http://empreendedorismo.org.br/ uma série de cursos e palestras estão à disposição dos interessados no tema. Basta acessar, selecionar estado e cidade e o site informa eventos sobre empreendedorismo realizados em novembro em todo o país. É uma iniciativa da Semana Global de Empreendedorismo, que nos últimos 3 anos, mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhões de pessoas, com cerca de 10 mil atividades, o que faz da Semana brasileira a maior do mundo. A iniciativa é do conselho formado por instituições como Endeavor, Sebrae, Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Junior Achievemente outras.

Selo Alimentos do Paraná

Programa do Sebrae voltado a micro e pequenas empreendedores dos setores de alimentos e bebidas. Os inscritos recebem assessoria para se enquadrar em índices de conformidade em processos produtivos, aprimorar a qualidade dos produtos e ter boas práticas de gestão. Como benefício, além da consultoria para melhorias, as empresas alcançam, em média, mais de 40% da evolução da qualidade produtiva. Podem participar indústrias, distribuidoras que atuam no beneficiamento, agroindústrias, cozinhas e restaurantes industriais e feirantes que beneficiam ou transformam seus produtos. Mais informações pelo site http://www.sebraepr.com.br/PortalSebrae.

Sobre a Aliança Empreendedora

Organização social que trabalha apoiando empresas, outras organizações sociais e governos para desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda. A atuação da Aliança Empreendedora amplia o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito aos participantes dos projetos ajudando no desenvolvimento ou na abertura de seus empreendimentos. Desde 2005, já apoiou 50 mil microempreendedores, por meio de 127 projetos e mais de 90 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda pelo empreendedorismo, e promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. No Brasil, também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network of Development Enterpreneurs). Para saber mais, acesse: http://aliancaempreendedora.org.br/.​

Sobre a Volkswagen do Brasil

A Volkswagen está investindo no Brasil R$ 7 bilhões até 2020 e preparando a maior renovação de portfólio de sua história, que acaba de ter início com a chegada do Novo Polo. Mais do que um carro, o Novo Polo também é o embaixador de uma Nova Volkswagen, uma empresa mais ágil, eficiente, inovadora e conectada com seus clientes. Em sua trajetória de mais de seis décadas no País, a Volkswagen do Brasil conquistou marcas expressivas: 22 milhões de veículos produzidos, 3,6 milhões de veículos exportados e vendas internas que superam 18 milhões de unidades. A unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, foi a primeira a fábrica construída pela Volkswagen fora da Alemanha. O compromisso da empresa com o Brasil vai além de produzir e comercializar veículos: a marca promove iniciativas de desenvolvimento sustentável, proteção ambiental, educação e responsabilidade social. A empresa conta com uma ampla rede de distribuição, com aproximadamente 530 concessionárias no território nacional, e quatro fábricas: Anchieta, Taubaté e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná.

 

Share:

Veja também: