A Guararapes inaugura o terceiro showroom da marca, com foco em sustentabilidade, na experiência do cliente e conexão com a natureza. A Casa Guararapes tem  600 m² e está localizada na maior fábrica de MDF das Américas, em Caçador (SC).

“A ideia da Casa Guararapes surgiu com a ampliação da fábrica. Temos a maior planta de MDF das Américas e agora ainda mais completa, com este novo espaço para apresentar os nossos produtos e receber os visitantes. Desde o início, pensamos em um projeto com o menor impacto possível na natureza, por isso, contamos com a experiência do UGreen, escritório referência mundial em construções sustentáveis. Todo o processo, desde a pesquisa até a construção da Casa, levou dois anos, e como resultado, temos um espaço que integra conforto térmico, economia de energia, incidência de luz natural, equilíbrio acústico e conexão com a natureza”, detalha Humberto Oliveira, Diretor Comercial e de Marketing da Guararapes. 

Responsável pela concepção arquitetônica, design de interiores e consultoria de sustentabilidade simultânea, a UGreen realizou mais de duas mil simulações para o projeto, buscando a melhor orientação da edificação. A arquitetura foi criada por Filipe Boni e o projeto de interiores por Flávia Kloss. O paisagismo assinado por Luciane Galvão, é um convite diário à contemplação e conexão com a natureza. 

Foi realizada uma profunda análise climática buscando obter todos os dados da região que pudessem nortear o projeto, como a radiação solar, temperatura do ar, ventos, umidade. O projeto arquitetônico buscou as proporções ideais de janelas por parede, sombreamentos, propriedades dos vidros, paredes, piso e cobertura, resultando em uma edificação que combina forma, função e performance, considerando o conforto do usuário e economia de energia ao longo do tempo.

“A Casa Guararapes Caçador demonstra o posicionamento da marca não apenas com a entrega de produtos de qualidade, mas também com uma nova arquitetura, que coloca performance, o usuário e o planeta no centro da equação. Esses benefícios atingem a classe de arquitetos passando por fornecedores e chegando até o usuário final, sendo um agente de mudança”, detalha Boni. No próximo ano, a UGreen iniciará o processo de Certificação LEED O+M. 

A Casa Guararapes Caçador possui ventilação natural, atinge uma taxa de 80% de conforto térmico ao longo do ano e os espaços luminosos garantem conforto visual. A obra seguiu o conceito de construção a seco, que não utiliza água durante a execução, o  showroom foi construído com os materiais da marca, compensado e revestimentos internos de MDF. 

Quem visitar o local, encontrará os produtos e a história da Guararapes, MDF em grandes formatos, demonstração do passo a passo do processo produtivo de compensados e do MDF, sala de reuniões, adega, área gourmet e espaço para palestras. “Desenvolvemos um ambiente perfeito para receber clientes e fornecedores, que será um ponto de encontro dos profissionais de marcenaria, arquitetura e design de todo o Brasil. Além disso, estamos de portas abertas e queremos receber a comunidade local, escolas e faculdades”, comenta Oliveira. 

Na Casa Guararapes Caçador, o público poderá conferir de perto as novidades e lançamentos da marca. O local funciona com horário agendado pelo site casa.guararapes.com.br/show-room. 

A empresa possui outras duas Casa Guararapes, uma em Curitiba (PR) e outra em São Paulo (SP), que ganhou em 2023 o iF Design Award na categoria Arquitetura de Interiores,  a mais importante premiação do design mundial.

Maior fábrica de MDF das Américas

Em junho, a Guararapes iniciou a operação da sua nova planta de MDF, a maior das Américas e uma das mais competitivas a nível mundial. A nova linha está localizada no complexo industrial de Caçador, onde a empresa já possui duas plantas industriais. Com investimento total de R$1 bilhão, a capacidade de produção foi ampliada em 90%, passando para 1,140 milhão m³/ano. Com isso, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira das Américas. 

A sustentabilidade é uma das prioridades da empresa, a nova planta  conta com um evaporador em circuito fechado, que recebe o efluente bruto, separa o conteúdo sólido do líquido e permite a reutilização do material condensado no processo industrial. Para reaproveitamento ainda maior de água, foram construídos na área da fábrica  três grandes lagos, com capacidade de  38.132 m³, para coleta da chuva. Além da água da precipitação pluviométrica direta, a área externa de 243.568 m² também foi toda construída com drenagem específica para destinação da água da chuva para os lagos, para posterior reaproveitamento. 

Sobre a Guararapes

A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF, e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com 39 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 1,140 milhão m³ de MDF e 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente à marcas de dedos, calor, raios solares e microrriscos), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Também conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.


Share this article