Mais de 200 dirigentes do setor de cooperativistas e produtores rurais pioneiros em modelos de gestão participaram do Fórum Nacional das Cooperativas Agropecuárias. Em pauta, tendências das cooperativas e assuntos ligados ao mercado. O evento é realizado pelo Informa Agro com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
O presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, falou sobre o modelo de intercooperação formado pela Frísia, Capal e Castrolanda, as mais tradicionais cooperativas do Brasil. “Trata-se de um exemplo de negócio que tem como característica a associação de cooperativas, unindo força, presença de mercado, aumento de produção e de alcance comercial”, explicou.
Já Marcelo Prado, diretor da MPrado, levantou o tema “Intercooperação e Alianças Estratégicas”. Segundo o executivo, o programa tem como características a flexibilidade, a não interferência na autonomia das cooperativas e o baixo risco, por ser um investimento compartilhado que inibe a concorrência entre os cooperados.
O sistema de intercooperação mantém três grandes investimentos: Moinho de Trigo, que processa a marca Herança Holandesa; a Unidade Industrial de Carnes, que fabrica a marca Alegra Foods, de carne suína; e a Unidade de Processamento de Leite, responsável pela marca Colônia Holandesa.