Frísia realiza campanha para destacar importância da mulher no cooperativismo

O desempenho agropecuário e econômico da Frísia em seus quase 94 anos se deve também ao trabalho e empenho das mulheres. Para simbolizar essa dedicação, a cooperativa realiza ações do Dia Internacional da Mulher. Com o mote “Lugar de mulher é onde ela quiser. Melhor ainda se for na Frísia”, a campanha destaca a importância de cooperadas e colaboradoras.

Entre os dias 6 e 8 de março a cooperativa reuniu depoimentos para a reflexão sobre a participação de colaboradoras no progresso conquistado pela cooperativa. No primeiro dia, adesivos com o mote da campanha foram colados em pessoas que deixam os dias dessas mulheres ainda mais especiais. A ação foi compartilhada nas redes sociais com uma foto da pessoa e a hashtag #LugarDeMulher. No dia 7 foi a vez dos homens. Eles usaram o adesivo “Mulher: sinônimo de força”, em que reconhecem a importância feminina no trabalho cooperativo.

Já no dia 8 de março foi distribuído o adesivo com os dizeres: “Mulher no volante vai mais longe porque ninguém segura!”, fazendo alusão à mudança de cultura, já que historicamente houve preconceito quanto ao desempenho feminino na direção. No dia 14 de março, a Frísia vai reunir cerca de 200 cooperadas e esposas de associados para um evento que dará continuidade à campanha e reforçará o papel das mulheres na sociedade.

“Recentemente atualizamos os valores da Frísia: Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude. Todas essas palavras são, com competência, representadas pelas mulheres, e também por causa delas conseguimos colocar em prática esses valores. Realizamos essa campanha, integrando todo o time Frísia, e reforçamos que as conquistas só são possíveis devido à força feminina”, afirma o superintendente da Frísia, Emerson Moura.

Webséries
A cooperativa selecionou quatro colaboradoras com funções diversas para contar um pouco de suas histórias nas webséries “Lugar de Mulher”. Divulgadas na página do YouTube da Frísia, os vídeos mostram a coordenadora dos entrepostos de Imbituva e Teixeira Soares, Ana Tangela de Almeida Fiancoski, com oito anos na cooperativa; Cleuci Dobginski, a primeira mulher a trabalhar no posto de combustíveis de Carambeí; Erica Lima Brito, coordenadora do entreposto de Paraíso do Tocantins (TO); e, representando a intercooperação e a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), Kathiane Dias.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).

Share:

Veja também: