As férias de verão chegaram, o período que é marcado por altas temperaturas também é um desafio para os pais. Com a rotina das crianças modificada, qual a melhor maneira de vivenciar as férias e valorizar o brincar com as crianças?
Brincar é, antes de tudo, um direito que deve ser garantido. “É por meio do brincar que a criança apresenta a sua ideia sobre o mundo, o que adquiriu desde o nascimento até o momento presente. É por meio dessas atividades que ela revela a cultura que vive, produz ideias, desenvolve a criatividade e melhora o seu bem estar”, revela Glades Serra, diretora do Marista Escola Social Robru, unidade que atende crianças da educação infantil na Zona Leste de São Paulo.
O adulto também faz parte da brincadeira
Por muitas vezes o brincar é visto como uma atividade corriqueira, mas é importante lembrar que ele é um direito adquirido e presente em diversos documentos que regem a sociedade, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança. “O ato de brincar é responsável por estimular a criação, o faz de conta, a cooperação e a flexibilidade, os adultos são importantes também para incentivar o imaginário e mediar as brincadeiras”, explica Glades.
A especialista dá dicas de como aproveitar as férias com brincadeiras para todas as idades:
1) Use a imaginação
Mesmo sem qualquer recurso, é possível criar brincadeiras por meio da imaginação, como contar histórias, montar cabanas, criar teatros e responder perguntas apenas com palavras que comecem com seu próprio nome. Mímicas e imitações também rendem bons momentos de diversão.
2) Materiais reutilizáveis
Muitas das brincadeiras favoritas das crianças envolvem o processo de criação e nessa hora vale utilizar diversos itens, utensílios domésticos, potes de diferentes tamanhos, canos de PVC, retalhos de tecidos, que podem virar diferentes brinquedos, caixas de papelão que podem ser transformadas em uma cabana ou uma máquina de escrever ou caixas de sapato que podem virar bonecos e bonecas.
3) Conte com a natureza
Plantar em diferentes potes, mexer na terra e com pedrinhas, olhar o céu, a mudança do tempo, o movimento das nuvens, ouvir o canto dos pássaros e compará-los, sentir o vento, observar e cuidar das flores, entre tantas outras possibilidades fazem com que a criança entre em contato com esse universo.
4) Convide as crianças para lerem juntos
Quando o adulto lê para os bebês e as crianças, contribui para a criação de hábitos de leitura, ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade e a emoção, além de incentivar as habilidades comunicativas.
5) Se aproprie do mundo do faz de conta
Nessas férias é importante usar a imaginação. Isso pode ser feito em uma rodada de contação de histórias, um desfile com chapéus de papelão ou até mesmo uma sessão de fotografias com o celular.
Marista Escolas Sociais:
Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/