A Digital Agro será sede do Fórum Regional de Inovação Agropecuária promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essa é a primeira vez que o encontro será realizado, e tem o objetivo de compor pautas para a produção de um fórum que acontecerá em Brasília, no primeiro semestre de 2020. O 1º Fórum de Inovação vai acontecer no dia 11 de junho, em Carambeí (PR), antecedendo a abertura da Digital Agro, feira promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial com a parceria técnica da Fundação ABC.

Discussões em prol da inovação é uma das bases da Digital Agro. Foto: Rodrigo Covolan.

Segundo o coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa, Benedito João Gai Neto, a escolha da Digital Agro para sediar o Fórum vai ao encontro da expectativa do Ministério em realizar ações em ambientes que remetem à inovação no setor agropecuário. “Sendo assim, observando o objetivo da Digital Agro, escolhemos fazer um Fórum que antecede a abertura da feira por ser um ambiente propício”.

A programação do Fórum está dividida em três temáticas: “Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação”; “Demandas regionais de inovação para a agropecuária”; e “Desafios e oportunidades para desenvolver e implantar inovações na agropecuária regional”. Com essa programação, é reforçada a intenção da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em favorecer a prática da inovação no campo e a imagem do Brasil como agregador da produção.

Entre os participantes dos painéis estão o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo; o conselheiro agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Bert Rikken; o líder de Inovação da Bosch, Daniel Lange; o diretor de Relações Institucionais da TIM, Leandro Guerra; o superintendente de Inovação da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Nelson Costa; e o superintendente da Frísia, Emerson Moura.

Ao menos cem pessoas devem participar do evento, que será representado por “todos os atores da cadeia de inovação”, destaca Gai Neto. Entre os integrantes estarão a iniciativa privada, com empresas e startups; instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); universidades; cooperativas; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Ao menos 40 encontros
O Fórum de Inovação Agropecuária surgiu do Decreto 9.667, de 2 de janeiro de 2019. O Mapa irá realizar o 2º Fórum em julho deste ano em Brasília, onde serão convocados todos os superintendentes do Mapa e os secretários de Agricultura dos Estados, para, assim, replicar o modelo em suas respectivas regiões. O governo federal espera realizar entre 40 e 50 fóruns regionais.

O comunicado da Secretaria de Inovação do Mapa informa que os debates oriundos dos fóruns garantirão maior visibilidade ao País, “acelerando a exportação de modelos tecnológicos Made in Brazil para a agropecuária”.

“A expectativa com os resultados advindos com o Fórum é ambiciosa, tendo em vista a posição de destaque ocupada pelo Brasil no cenário da agricultura mundial como responsável pela alimentação de milhões de pessoas, quer seja: pela sua localização geográfica nos trópicos, volume de áreas disponíveis e uso de tecnologias que incrementam produções recordes”, destaca o documento.

Serviço
Digital Agro
Quando:
 11 a 13 de junho
Onde: Parque de Exposições Frísia
Anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR), Avenida dos Pioneiros, 4.050
www.digitalagro.com.br

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).


Share this article