Cuidados na pandemia: medição de temperatura pode ser feita na testa

A pandemia da Covid-19 ainda parece estar longe do fim e os cuidados precisam ser constantes. A medição de temperatura realizada por lojas, escolas e instituições recentemente foi alvo de dúvidas pela população. No entanto, se trata apenas de uma fake news, ou uma informação falsa, replicada por meio de redes sociais, como explica o professor de Química do Colégio Marista Frei Rogério, Ângelo Pinto de Souza. Segundo ele, o termômetro usado apenas faz a leitura do sinal infravermelho emitido naturalmente pelo corpo humano. “Toda matéria acima de zero absoluto emite ondas, assim como o corpo humano. Então o aparelho usado para medir a temperatura apenas lê as ondas emitidas e mede em formato de graus Celsius”, explica.

A informação que assustou a população diz que o termômetro emitiria raios ultravioletas e poderia interferir na função da glândula pineal, localizada na parte central do cérebro e responsável pela produção de hormônios. Porém, essa informação não é verdadeira, como revela o professor. “O termômetro é um equipamento utilizado para captar a radiação infravermelha que nós emitimos. Ele não é um emissor de radiação, apenas um receptor. Não há emissão de qualquer tipo de raio, muito menos ultravioleta”.

Dessa forma, a leitura da temperatura corporal na testa não somente é segura como seria até mais indicada e precisa do que a realizada no pulso, já que essa região é ligeiramente mais fria do que a cabeça. “O ideal é utilizar o aparelho seguindo a indicação do fabricante e da Anvisa, que é o órgão regulador”, conclui.

Share:

Veja também: