Contrapartidas aceleram o desenvolvimento de Londrina

Segundo dados do Sinduscon Norte, o setor da Construção Civil responde por cerca de 15% do PIB do município de Londrina (PR). Em 2021, o VGV (Valor Geral de Vendas) atingiu recorde, chegando a quase R$ 2 bilhões e 3,9 mil novas unidades de apartamentos vendidas. 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estima em 3,5%, o crescimento no setor da Construção em 2022. Esse aumento é bastante saudável, pois grande parte dos lançamentos imobiliários residenciais de médio e grande porte, além de atrair novos moradores e gerar oportunidades de realização de sonhos e negócios, acabam por contribuir com o desenvolvimento da região em que estão localizados.

Por meio das contrapartidas, que resultam do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV),  Londrina, no norte do Paraná, recebeu, na última década, melhorias em diversas áreas. Um exemplo, são as obras realizadas em paralelo à entrega dos empreendimentos do bairro Acquaville em Londrina (PR), que hoje abriga em torno de 8 mil moradores, nas 2,5 mil unidades já entregues.  

O diretor de Desenvolvimento Imobiliário da MRV (idealizadora do projeto do bairro planejado), Ricardo Polizzi, destaca a importância da parceria entre a empresa e o município de Londrina, que segue como um dos principais mercados para o grupo MRV&CO no Brasil. “Quem acompanha o desenvolvimento do bairro planejado Acquaville, situado em Londrina, sabe que as obras não se restringem aos espaços internos dos condomínios, pois a transformação ao redor impacta tanto moradores quanto toda a comunidade”, avalia.

Em 2014, a construtora concluiu infraestrutura e pavimentação de um trecho da Avenida Aracy Soares e construiu seis módulos escolares na Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio. Em 2016, fez a execução e revitalização da rotatória e canteiros da avenida Milton Ribeiro de Menezes. No ano seguinte, entregou a Praça do Acquaville, assim como as obras da rotatória e canteiros centrais da Av. dos Pioneiros, 3241. Em 2019, realizou a praça na Rua José Piloto e, por meio do Programa Boa Praça (CMTU), fez a execução e a manutenção de outras praças, rotatórias e diversos canteiros.
 
A MRV também foi responsável por obras de construção e ampliação de seis estabelecimentos de ensino da cidade que resultaram em mais de 1.5 mil novas vagas na rede de ensino. Realizou as obras da creche Novo Amparo (2017), da Escola Joaquim Pereira Mendes (2018), da Escola Municipal Edmundo Odebrecht (2018), da revitalização do Centro de Educação Infantil Milton Gavetti (2018), da Escola Municipal Roberto Alves Lima Júnior (2021) e da ampliação da Escola Municipal Norman Prochet (2022).

As contrapartidas da construtora também contribuíram para melhorias na segurança pública da cidade. Em 2017, a MRV doou à Guarda Municipal, um sistema de monitoramento para o entorno do bairro Acquaville e, em 2019, reformou a base da Polícia Militar localizada na Av. Saul Elkind. 

Recentemente, a MRV concluiu a pavimentação do prolongamento da Avenida das Laranjeiras. Entre os próximos projetos previstos estão a ampliação da Escola Municipal Suely Ideriha, na zona leste, e também a construção de duas praças no bairro Acquaville.

É possível consultar no site http://eivonline.londrina.pr.gov.br, os processos de EIV em andamento e finalizados no município e perceber, na cor verde, os processos deferidos que estão concluídos ou em fase de finalização e, na cor azul, processos em andamento. A atualização é mensal.


Sobre a MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.
 

Share:

Veja também: