A edição 2018 da ExpoFrísia teve início nesta quinta-feira (26). Voltada para troca de conhecimento e experiências dentro do universo da pecuária leiteira, a feira conta com mais de 40 expositores e 200 animais. A solenidade de abertura aconteceu no Pavilhão de Exposições Frísia e contou com autoridades políticas e do agronegócio.
Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, deu início à abertura oficial do evento: “Para nós é uma honra muito grande realizar mais uma edição da ExpoFrísia. Valorizamos a pecuária leiteira, essa importante atividade que deu início à história da cooperativa – hoje representada por nossos cooperados e parceiros”. O diretor-presidente ressaltou o credenciamento da feira no Circuito Nacional de exposições de gado Holandês, um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos produtores da região. “A Frísia tem investido muito nos últimos anos na atividade, sabemos que temos um dos melhores leites do Brasil”, ressaltou.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reconheceu a importância do trabalho da Frísia na região, e do agronegócio para a economia brasileira: “A feira já tem tradição e é um modelo em todo o país”. Ricken comentou, ainda, sobre o momento atual do setor: “Estamos vivendo um momento de desafios, um dilema. Estamos salvando o país, mas ao mesmo tempo desamparados”.
O diretor-geral da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Otamir César Martins – que representou a governadora do Paraná, Cida Borghetti, disse que a região está fundamentalmente ligada à agricultura: “O estado do Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, mas é o primeiro em qualidade”, destacou.
Estiveram presentes também o prefeito de Carambeí, Osmar Blum Chinato; o deputado federal, Sandro Alex; os deputados estaduais, Márcio Paulik e Plauto Miró Guimarães; o prefeito de Jaguaraíva, Juca Slaboda; a prefeita de Arapoti, Nerilda Aparecida Penna; o representante do BRDE, Ericson Chandoa; o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann; o chefe regional da SEAB, Laertes Bianchessi; o presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, Hans Jan Groenwold; a representante do superintendente federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastacimento, Nicole Fridlund; além do presidente da Castrolanda, Franz Borg e da Capal, Erik Bosch; e presidente da Câmara de Carambeí, Diego Macedo.
A feira, consagrada no meio agropecuário, vai até sábado (28) e conta com uma programação variada. Além dos mais dos diversos expositores que trazem o que há de mais moderno em produtos e serviços para o setor, os visitantes poderão conferir os julgamentos da raça Holandesa e palestras técnicas
Serviço
ExpoFrísia 2018
Data: 26 a 28 de abril
Local: Pavilhão de Exposições Frísia, em Carambeí/PR (anexo ao Parque Histórico)
Horário: 14h às 21h | Fechamento dos portões diariamente às 20h
Entrada gratuita
Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).