No dia 17 de agosto, os municípios da região Oeste do Rio Grande do Sul terão à sua disposição serviços socioassistenciais, de saúde, educação e bem-estar de forma gratuita, oferecidos por centenas de voluntários. O Dia da Integração, uma iniciativa da Escola e Centro Social Marista Santa Marta, de Santa Maria, reúne parceiros de instituições que se propõem a oportunizar o acesso da comunidade a direitos básicos como a confecção de documentos, assessoria jurídica, orientação educacional e profissional, exames médicos e cortes de cabelo.
Os profissionais estarão disponíveis na escola das 13h às 17h e o atendimento ocorre por ordem de chegada (Foto: Felipe Tubino/Escola Marista Santa Marta)
A ação também irá contar com apresentações artísticas e oficinas oferecidas pelo Centro Social Marista Santa Marta, Associação Francisco Spinelli e Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável (Saema). Todas as atividades ocorrerão no espaço físico da escola, em Santa Maria.
“O Dia da Integração é um movimento que iniciou em 2013 entre os setores de Serviço Social da Escola Marista e do Centro Social Marista Santa Marta, com o objetivo de aproximar a comunidade de serviços socioassistenciais aos quais pessoas em situação de vulnerabilidade têm dificuldade de alcançar. Desde então, a ação é feita anualmente (com exceção dos dois anos da pandemia de covid-19) e tem recebido cada vez mais voluntários e instituições dispostas a ajudar – além de contar com a participação de alunos e educadores do colégio”, ressalta a assistente social do Marista Santa Marta, Camila Muller Agostta.
O Centro Social Marista Santa Marta é um serviço de convivência que atende gratuitamente e no contraturno escolar cerca de 160 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, oriundos de escolas públicas da região.
Em 2015, o Dia da Integração foi reconhecido pela prefeitura de Santa Maria como evento municipal, devido à sua importância para a comunidade. “Ano passado foram mais de 300 voluntários prestando serviços e em torno de 40 instituições parceiras, então percebemos que essa ação não faz bem somente para quem usufrui dos serviços, mas também para quem doa o seu tempo e o seu conhecimento para o outro”, comemora Camila Agostta.
Os profissionais estarão disponíveis na escola das 13h às 17h e o atendimento ocorre por ordem de chegada. Confira os serviços oferecidos:
Serviços socioassistenciais: Cadastro Único (inscrição e atualização); confecção de CPF; Centro de Atenção Psicossocial (Caps) infantil e adulto; Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Conselho Tutelar; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); assessoria jurídica; cursos acadêmicos como Psicologia, Odontologia, Administração, Engenharia Florestal; cadastros para emprego, estágio e jovem aprendiz.
Serviços de saúde: exames, correção postural e alongamento.
Serviços de bem-estar: cortes de cabelo, escova, maquiagem, manicure e massagem.
Atrações artísticas: apresentações e oficinas de circo, dança e teatro.
Centros sociais Maristas
Os centros sociais Maristas oferecem educação integral gratuita e desenvolvem projetos de solidariedade com crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. O foco do ensino está na valorização das pessoas, na criação de vínculos, no protagonismo social, na participação da família e da comunidade e na promoção da cidadania.
Sobre o Marista Brasil
O Marista Brasil é uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo mais de 97 mil crianças, jovens e adultos em 98 unidades de ensino. Os estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em: maristabrasil.org/.