Aprender Matemática com chocolate fica mais saboroso

Aprender e entender os conceitos matemáticos pode ser uma tarefa desafiadora para alguns estudantes, mas tudo fica mais fácil e também mais gostoso se houver uma ajuda...

Aprender e entender os conceitos matemáticos pode ser uma tarefa desafiadora para alguns estudantes, mas tudo fica mais fácil e também mais gostoso se houver uma ajuda extra: a professora Michele Barriviera, do Colégio Marista Londrina, inovou ao usar barras de chocolate para ensinar operações matemáticas para a turma do 4º ano e tem obtido sucesso em suas aulas.

Ela explica que, apesar de complexa em um primeiro momento, a Matemática é usada a todo instante e por isso é importante desconstruir essa imagem de algo complicado ou muito difícil. “A Matemática faz parte da nossa rotina durante toda a vida e quando usamos elementos do cotidiano, tudo fica mais fácil”, acredita.

Inspirada pela Páscoa, as aulas de fração foram baseadas em barras de chocolate. Cada aluno levou a sua para praticar e saborear. “A cada mordidinha, as crianças têm que representar com frações a parte consumida e em seguida a parte restante”, comenta a professora.

De um jeito diferente e prático, os alunos compreenderam o significado de fração, suas partes, as divisões realizadas para encontrar a metade, a quarta parte, entre outras. “Ao término da aula, as crianças estavam tão motivadas que mal podiam acreditar que haviam aprendido tantas coisas em poucos minutos”, conta Michele.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Share:

Veja também: