5 filmes para entender o conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina voltou a ser assunto após ataques terroristas do grupo palestino Hamas e Hesbollah, grupo paramilitar islâmico xiita, em cidades Isralenses. A questão envolvendo esses dois países, impacta interesses territoriais, políticos, históricos e religiosos. O tema já estudado em sala de aula, deve ser ainda mais explorado em provas como o ENEM e vestibulares deste ano. 

Para o professor de História Luiz Fernando De Carlo, do Colégio Marista Criciúma, o que estamos observando agora pelos jornais, são fatos que certamente entrarão nos livros de História. “Os ataques neste ano marcam 50 anos do embate Israel, Síria e Egito, também durante o Yom Kippur, uma data religiosa muito importante”. Além disso, a influência de potências mundiais como Rússia, EUA e China, colocam os interesses econômicos e políticos acima da questão religiosa, que justifica os ataques. “Os dois lados se acham legítimos ao direito de atacar e se defender”, contextualiza.

Já o professor Carlos Gregório dos Santos Gianelli, professor de história do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, reforça que em sala de aula é possível auxiliar os alunos em como se aprofundar sobre o tema. “Os filmes e documentários são uma ótima ferramenta de estudo, sobretudo em um período mais curto, já que os vestibulares acontecem nos próximos meses. Com auxílio da internet é possível assistir obras que mostram aquela realidade, sob diversos pontos de vista”, finaliza. 

Para entender o conflito e refletir sobre os novos acontecimentos, conheça 5 filmes e documentários que abordam o tema:

Uma garrafa no mar de Gaza

Os jovens Tal e Naïm têm 17 e 20 anos, respectivamente, e nasceram em um terreno próximo, mas muito diferente. Enquanto a adolescente Tal é judia e mora em Jerusalém, Naim é palestino e mora em Gaza. Com 60 milhas de distância entre eles, uma garrafa jogada ao mar pode mudar a relação entre eles e as diferentes perspectivas de cada um com relação ao cenário em que vivem. 

Onde assistir: Google Play 

Lemon Tree

A viúva palestina, Salma Zidane, vê sua produção de limões ameaçada quando o Ministro da Defesa de Israel se muda para perto. A Força de Segurança Israelense alega que as árvores representam uma ameaça de segurança e precisam ser removidas. Salma recorre então à Autoridade Palestina e ao Exército Israelense, mas nenhum dos dois lhe oferece ajuda. É aí que surge o jovem advogado palestino, Ziad Daud, para assumir o caso.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Bubble
Três jovens vivem em um bairro descolado de Tel Aviv, em Israel, apelidado de “bolha” por estar deslocado do conflito. Noam é vendedor de discos, Yelli é gerente de um café e Lulu vende cosméticos. Eles levam uma vida comum, sem se preocupar com conflitos políticos,  até que um deles se apaixona por um palestino, que está ilegalmente na região.

Onde assistir: Netflix

Disturbing the peace 

O filme segue um grupo de ex-combatentes inimigos, entre israelenses e palestinos, que se juntaram para dizer “basta”. O longa acompanha a jornada de transformação de soldados comprometidos com a luta armada para ativistas da paz não violentos.

Onde assistir: Prime Vídeo

Morte em Gaza 

Este documentário narra a questão Palestina a partir da história de três crianças: Ahmed e Mohammed, ambos de 12 anos, e Najla, de 16 anos. Eles também são de territórios diferentes: Cisjordânia, Gaza e Rafah. Durante as filmagens, o produtor e diretor James Miller foi assassinado por um soldado israelense.

Onde assistir: Netflix

Share:

Veja também: