Um sábado diferente: crianças reformam instituições sociais no Paraná

A manhã do sábado, 30 de novembro, foi diferente para os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Londrina e suas famílias. Eles reformaram os espaços...

A manhã do sábado, 30 de novembro, foi diferente para os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Londrina e suas famílias. Eles reformaram os espaços de duas diferentes instituições de ensino infantil. 

Enquanto uma turma reformou a biblioteca e o Solarium do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Joana Benaducci Martin, outra atuou no Centro de Educação Infantil (CEI) Lar Anália Franco. Lá, a instituição ganhou uma nova pintura externa e decoração infantil realizada pelos alunos. Os projetos foram idealizados pelas crianças, que por meio dos Projetos de Intervenção Social (PIS) incentivados pela escola, procuram trazer soluções e contribuições para o mundo a sua volta.

Reforma em Cambé 

A iniciativa surgiu dos estudantes, que desenvolveram, em sala de aula, o Projeto de Intervenção Social (PIS) – Brincar e Viver. Elas pesquisaram sobre os espaços de convivência das crianças, analisando desde parques até escolas, refletindo sobre as condições gerais que muitas vivem e vivenciam. “A falta de brinquedos e espaços para brincar chamou a atenção das crianças, que decidiram contribuir e fazer a sua parte para ajudar”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Londrina, Gislaine Gracia Magnabosco.

Depois de pesquisar sobre algumas instituições em Londrina e Cambé, os estudantes escolheram o CMEI Joana Benaducci Martin, localizado no Jardim Ana Eliza III. Além da reforma para tornar o espaço do Solarium mais colorido, lúdico e alegre, as crianças também organizaram campanhas de arrecadação de materiais e conseguiram brinquedos e obras literárias para contribuir para o projeto.

Para a realização da intervenção, a turma contará com a participação de professores de Arte e da empresa Hidronorth, que doou as tintas para o Solarium, bem como de funcionários e alunos do colégio (1º ao 5º ano que realizaram as doações de brinquedos e livros). As professoras responsáveis pelo projeto são Miceli Carocia e Queren Chiliga.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Share:

Veja também: