Paratleta conquista cinco medalhas de ouro das Paralimpíadas

O paratleta Nicolas Fonseca Coelho trouxe cinco medalhas de ouro na natação para Criciúma. O estudante do Colégio Marista Criciúma participou das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo,...

O paratleta Nicolas Fonseca Coelho trouxe cinco medalhas de ouro na natação para Criciúma. O estudante do Colégio Marista Criciúma participou das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, entre os dias 5 e 10 de setembro. 

Representando a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME Criciúma) e o Colégio Marista, ele garantiu o lugar mais alto do pódio na etapa Regional Sul nos 50 metros livre, 100 metros livre, 100 metros costas, 100 metros peito e 400 metros livre. 

Atualmente com 14 anos, o jovem começou a nadar como método de fisioterapia e logo se destacou pelo desempenho. Nicolas entrou para o projeto da FME Criciúma e Marista em 2016 e em 2018 começou a participar de competições estaduais. Ele conquistou sua primeira medalha de ouro e duas de bronze em 2019 e em 2021 competiu pela primeira vez em competições paradesporto. Na opinião do coordenador do Núcleo de Atividades Complementares, Geovani Patrício Teixeira, o esporte traz diversos benefícios para a vida dos jovens atletas. “Ficamos muito orgulhosos de comemorar as conquistas do Nicolas, pois além de ser uma vitória pessoal e também de todo o colégio, ele é um ótimo exemplo para outros estudantes. Com certeza sua trajetória ainda será repleta de muitas conquistas”, comemorou. 

As Paralimpíadas Escolares começaram em 2009 e já são o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Muitos talentos do paradesporto brasileiro passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Share:

Veja também: