Qual é o emoji (as “carinhas”) mais usado no seu WhatsApp? De acordo com a Unicode Consortium, organização que padroniza códigos dos emojis, em 2021 o campeão foi “chorando de rir” e em segundo lugar o coração vermelho.

Apesar de muito utilizadas para expressar emoções ou sentimentos de forma mais rápida nos aplicativos de conversa, nem sempre nosso cérebro faz a leitura de forma eficaz.

Pesquisadores do Instituto de Estudos Alemães da Ruhr-Universität Bochum pediram para voluntários lerem textos com emojis e mediram o tempo de leitura com precisão. O resultado apontou que demoramos mais para ler quando a mensagem inclui as figurinhas. A compreensão do emoji consiste em duas etapas: primeiro a imagem é interpretada e, em seguida, a palavra é compreendida.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, um idioma é algo vivo e sempre sofre mudanças e ajustes, como acontece com os adolescentes que adoram simplificar as palavras e a comunicação escrita. “Eles utilizam muitas abreviações, que na verdade foram criadas para este tipo de comunicação. Os emojis entram na conversa para marcar alguma fala que querem destacar, para fazer piada”, lembra. “Apesar de emojis serem considerados ‘cringe’ pelos mais jovens”, avisa.

O que significa emoji?

Emoji são pequenos ícones de imagem originados no Japão: o “e” japonês significa imagem, “moji” significa palavra. Existem centenas de figuras que podem ser utilizadas para expressar quase qualquer coisa, desde comidas e animais até sentimentos e emoções.

As imagens que podem ser escolhidas para substituir as palavras fazem parte da comunicação não verbal e estão mudando a forma como nos expressamos. A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, explica que diferente da palavra escrita, o emoji tem o papel de tornar uma conversa mais leve e animada, principalmente entre amigos. Por isso, ressalta a coordenadora, é um recurso muito utilizado também para facilitar a expressão de sentimentos entre os adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.