A 28ª CASACOR Minas Gerais acontece de 15 de julho a 3 de setembro, em Belo Horizonte, e tem como tema “Corpo & Morada”. O local escolhido foi um conjunto formado por três casas das décadas de 1930 e 1940, sendo a principal delas a Casa Ferolla. A Guararapes, referência no setor de MDF, é apoiadora da mostra e está presente em três projetos: o Home Office, a Casa Hera e o Sala e Lavabo do Apartamento.
“Os três padrões utilizados são muito diferentes entre si, criando ambientes com atmosferas únicas e que remetem à história da Casa Ferolla. Observamos também que os arquitetos foram além da funcionalidade do MDF e se preocuparam em provocar sensações nos visitantes, como aconchego e bem-estar”, detalha Fernanda Moceri, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes.
Confira os detalhes dos três ambientes:
Home Office
As paredes com cantos arredondados e revestidas com o MDF Pau-Ferro são o destaque do Home Office, de autoria das arquitetas Juliana Boechat e Patrícia Nicacio. “Contornamos todo o ambiente com a técnica de ripado nos quatro cantos, como se o painel estivesse solto nas paredes e fosse se desenrolando, trazendo o aspecto de um biombo. Ficamos impressionadas com a beleza e a leveza do material”, explicam.
O MDF Pau-Ferro reproduz o desenho e a textura da madeira nobre de mesmo nome, presente em diversas peças de mobiliário de alto padrão. O produto faz parte da linha Madeiras do Brasil, da Guararapes.
Casa Hera
O projeto da Casa Hera foi desenvolvido pela arquiteta Laura Carvalho. O objetivo foi mesclar passado e presente, de modo a ressaltar a estrutura da casa, compondo com detalhes que trazem modernidade ao local. “Para ter uma cor neutra que ainda trouxesse uma sensação acolhedora para o espaço, foi escolhido o MDF Terrino. Ele trouxe um contraponto quente para os demais materiais frios presentes no ambiente, como o metal”, detalha.
O material foi aplicado na estante, utilizada para dividir os ambientes e para esconder uma escada original da casa da Casa Hera, e nos painéis das paredes que dão destaque ao espelho e à escada. O padrão Terrino, da Linha Colors, faz parte da Coleção Espaço Tempo, lançamento de 2023 da Guararapes.
Sala e Lavabo do Apartamento
Para o ambiente Sala e Lavabo do Apartamento, os arquitetos André Magalhães e Renata Machado optaram por formas orgânicas e uma paleta de cores suave, reforçando a ideia de refúgio urbano em contraposição ao frenesi do dia-a-dia. Por isso, utilizaram o MDF Araucária para emoldurar o ambiente. “O MDF forma o caminho que conecta a sala ao lavabo, tornando-se também uma espécie de quadro para receber as luminárias do projeto”, comentam.
O padrão também faz parte da linha Madeiras do Brasil e apresenta veios de movimentos equilibrados e tonalidade clara, que traz a sensação de bem-estar e aconchego.
O público pode conferir esses três projetos na 28ª edição da CASACOR Minas Gerais, que acontece até 3 de setembro, na Rua São Domingos do Prata, 631, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte. Para mais informações: www.casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/
Sobre a Guararapes A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF, e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com 39 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 1,140 milhão m³ de MDF e 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente à marcas de dedos, calor, raios solares e microrriscos), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Também conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® – Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.