Frísia investe em um novo entreposto de recebimento de grãos no Tocantins

A Frísia está investindo na construção de um novo entreposto de recebimento de grãos no Tocantins. Localizado no município de Dois Irmãos do Tocantins, região próxima ao Pará, a unidade terá capacidade para armazenamento de 21 mil toneladas de grãos, atendendo os atuais e os novos cooperados no Estado. O entreposto é o segundo que será construído pela cooperativa no Estado do Tocantins e deverá atender a uma região que conta com aproximadamente 45 mil hectares de área plantada, que envolve os municípios de Dois Irmãos do Tocantins, Araguacema, Abreulândia e Goianorte. A inauguração será em janeiro de 2022 e faz parte do planejamento estratégico “Rumo aos 100 anos”, desenvolvido pela cooperativa com foco na ampliação das suas áreas de atuação.

De acordo com o gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cavazotti, a região tem uma maior disponibilidade hídrica, propícia para a produção agrícola. “A região tem grande potencial de crescimento devido às condições climáticas, podendo se produzir soja e milho safrinha na sequência”, explicou.

A região tem como característica a produção de soja, milho e  pecuária extensiva, totalizando uma área de 443 mil hectares de produção agropecuária, com potencial de expansão produtiva, segundo levantamento da Frísia.

A nova unidade terá serviço de armazenagem e fornecimento de insumos aos cooperados. “Tem lugares em que a soja percorre 180 km do campo até a primeira unidade armazenadora. Isso em período de chuva na colheita, levando em conta a necessidade de colher o grão de forma rápida e a escassez de caminhão, inviabiliza bastante. Estamos criando uma unidade de armazém e secador muito mais próxima do produtor”, explica Cavazotti.

Estrutura

O entreposto está sendo instalado em uma propriedade que tem área total de 317 hectares. A unidade terá dois fluxos de recepção, balança, tombador, duas linhas de 150 toneladas/hora, dois secadores, escritório, alojamento, refeitório e armazém de insumos. A estrutura permite atender os próximos dois a três anos de produção, mas há previsão de investimento para o quarto e o sétimo ano. No futuro pretende-se ampliar a armazenagem e a secagem de grãos, além do setor de assistência técnica.

O entreposto localizado em Dois Irmãos do Tocantins está distante a cerca de 150 km da primeira unidade da Frísia no Estado, presente em Paraíso do Tocantins. Inaugurado em 2016, a unidade foi construída em uma propriedade de 200 hectares, com a atual capacidade de 42 mil toneladas de armazenamento de grãos.

Coordenadora do entreposto em Paraíso do Tocantins, Érica Lima explica que, no Estado, há 91 cooperados da Frísia, sendo 27 na microrregião de Dois Irmãos. Dos 45 mil hectares, os cooperados da Frísia têm aproximadamente 10 mil hectares. No Tocantins, a safra de soja foi plantada pelos cooperados da Frísia em 28.270 hectares em 20/21. Na próxima safra, a perspectiva de plantio é em 32.210 hectares.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.

Share:

Veja também: