Representantes da CAPAL estão presentes na 12ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), no município de Jacarezinho. A cooperativa está com um estande no evento, que vai até o dia 4 de outubro, para apresentação das marcas próprias do grão, Robusto e Jucafé.
Os visitantes da feira poderão degustar e conhecer ainda mais as marcas, o que destaca a cooperativa como responsável por todo o processo do grão – plantio, beneficiamento e comercialização. Atualmente, são mais de 250 cafeicultores cooperados nos Estados do Paraná e de São Paulo, com área plantada de 5.040 hectares.
Em julho deste ano, a CAPAL assumiu o controle das cafeeiras São Carlos e Benetti Coffee, com matriz no município de Pinhalão (PR). A produção média dessas unidades é de 150 mil sacas por ano, mas a expectativa é chegar a 250 mil.
As cafeeiras fazem a torrefação de 432 mil quilos do grão por ano. A expectativa da CAPAL é, em um primeiro momento, saltar para 800 mil quilos/ano e, depois, 1,8 milhão de quilos.
Na safra 2018/2019, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o Estado produziu 57 mil toneladas de café em 37,6 mil hectares, com o Norte Pioneiro sendo o principal expoente.
Sobre a CAPAL Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3 mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho, café e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 9 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros por dia. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 27 mil toneladas de suínos vivos.