Feira de café no Norte Pioneiro do Paraná conta com estande da CAPAL

Representantes da CAPAL estão presentes na 12ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), no município de Jacarezinho. A cooperativa está com um estande no evento, que vai até o dia 4 de outubro, para apresentação das marcas próprias do grão, Robusto e Jucafé.

Da esquerda para a direita: José Ryoti (agrônomo da CAPAL), Claudinei Vieira (gerente das unidades da Capal), Norberto Ortigara (secretário de Agricultura do Paraná), Mário Ferri (supervisor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e Fernando Vieira (chefe Núcleo Regional da Secretaria).

Os visitantes da feira poderão degustar e conhecer ainda mais as marcas, o que destaca a cooperativa como responsável por todo o processo do grão – plantio, beneficiamento e comercialização. Atualmente, são mais de 250 cafeicultores cooperados nos Estados do Paraná e de São Paulo, com área plantada de 5.040 hectares.

Em julho deste ano, a CAPAL assumiu o controle das cafeeiras São Carlos e Benetti Coffee, com matriz no município de Pinhalão (PR). A produção média dessas unidades é de 150 mil sacas por ano, mas a expectativa é chegar a 250 mil.

As cafeeiras fazem a torrefação de 432 mil quilos do grão por ano. A expectativa da CAPAL é, em um primeiro momento, saltar para 800 mil quilos/ano e, depois, 1,8 milhão de quilos.

Na safra 2018/2019, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o Estado produziu 57 mil toneladas de café em 37,6 mil hectares, com o Norte Pioneiro sendo o principal expoente.

Sobre a CAPAL Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3 mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho, café e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 9 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros por dia. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 27 mil toneladas de suínos vivos.

Share:

Veja também: