Em abril, os alunos do Colégio Marista Paranaense colocaram a teoria em prática e verificaram como a preservação do meio ambiente acontece e por que é tão importante para a sobrevivência da humanidade. A turma de 44 jovens da 2ª série do Ensino Médio visitou a Ilha do Mel, no litoral do Paraná, para conhecer de perto a fauna e a flora da reserva ecológica que preserva centenas de hectares de Mata Atlântica.
Entre as ações realizadas pelos jovens, cerca de 30 quilos de lixo foram recolhidos das praias. A limpeza já faz parte da tradição do Colégio, que há dez anos realiza as aulas de campo na ilha. De acordo com o biólogo e professor de Biologia do Colégio Marista Paranaense, Antônio Inácio Souza, mais que ensinar, ter a experiência na prática é algo que sensibiliza sempre. “Conhecer a Ilha do Mel e estudar o ecossistema único que temos na região é uma experiência muito rica. Além de trazer conhecimento, é a melhor forma de trazer conscientização para os alunos e para todos que os cercam”, explica Souza.
Estudos estimam que os oceanos recebem cerca de 25 milhões de toneladas de lixo por ano e o Brasil é responsável por pelo menos dois milhões de toneladas. Todo esse resíduo acaba poluindo os mares e também as costas, afetando a vida marinha e a vegetação litorânea. “Não basta apenas não jogar lixo nas praias e nos oceanos. Precisamos repensar nossa relação com materiais que duram por centenas de anos e são usados por apenas um breve período de tempo”, pondera o professor.
Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.