Chapecó (SC) será sede da segunda edição da Simulação Internationali Marista São Francisco, entre os dias 30 e 31 de agosto. O evento acontece no Colégio Marista São Francisco, em parceria com a Internationali Negotia, uma Instituição formada por alunos do Ensino Superior que, há dez anos, realiza simulações no Brasil.
Participam alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de colégios de Chapecó e região. O desafio é composto por debates nos moldes dos fóruns internacionais, incluindo crises urgentes e situações emergenciais. Os jovens do 8º e 9º anos debaterão o tráfico internacional de pessoas e os alunos do Ensino Médio terão como tema a tecnologia e a sociedade.
Os participantes com melhores desempenhos participam da fase nacional do desafio. Nesse evento será definido o delegado representante do Brasil na Simulação em Harvard. A premiação inclui a viagem aos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.
De acordo com coordenadora psicopedagógica das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Marista São Francisco, Liana Cristina Giachini, o evento reúne diferentes habilidades dos alunos em um só momento. “Participar da simulação é algo bastante desafiador. Os alunos precisam ter não apenas conhecimento, mas habilidades para relacionar informações, análise crítica, capacidade de negociar e bagagem cultural, que compõem a essência da educação marista”, analisa.
Sobre a Rede Marista de Colégios
A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.