Carambeí é um dos municípios que mais registraram crescimento no Valor de Produção Pecuária Leiteira nos Campos Gerais do Paraná, alcançando 973,5% entre os anos de 2000 e 2017. Um dos motivos para esse crescimento é a evolução genética bovina, que pode ser conferida na ExpoFrísia 2019. Entre as atrações da feira está a apresentação do 6º Catálogo de Touros da Intercooperação, com 76 animais das raças Holandês (variedades Preto e Branco e Vermelho e Branco) e Jersey. Promovida pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, a ExpoFrísia vai acontecer entre os dias 25 e 27 de abril.

A inclusão do sêmen do Vermelho e Branco é a novidade do Catálogo de Touros. Foto: Divulgação.

Os dados de valor de produção pecuária foram divulgados no boletim do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) intitulado “Evolução do valor de produção pecuária de origem animal nos Campos Gerais”. O estudo é baseado nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentado pelo doutor Alysson Luiz Stege, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Apresentado desde 2014, o catálogo de touros é uma forma do associado da Frísia ter acesso a uma seleção criteriosa, feita pelos técnicos da cooperativa, com um refino genético bovino. O sêmen dos animais é dos Estados Unidos e Canadá.

“A genética desses touros está melhor que a da edição passada, já que há uma natural evolução com o tempo. O catálogo terá 54 touros da variedade Holandês Preto e Branco, 18 Jersey e quatro na Holandês Vermelho e Branco”, explica Michael Warkentin, zootecnista da Frísia e responsável pelo catálogo. A presença dos touros Vermelho e Branco é uma novidade.

Michael Warkentin conta que a Frísia tem um estudo com a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) em que foi verificada a importância do Catálogo de Touros da Intercooperação. Os cooperados que adquiriram sêmen do catálogo para os seus animais tiveram melhora na produção de leite, na vida produtiva, qualidade nos úberes e nas pernas e pés, além do ganho em sólidos como gordura e proteína. Fato que agrega valor ao produto final (leite). “A genética exposta no catálogo da intercooperação deu um aumento significativo de produção e na média da região”, explica.

Genética e gestão
Como tradição, o catálogo de touros tem foco na melhoria da produção e na saúde dos animais. Entretanto, Warkentin lembra que, nos últimos três anos, a evolução na qualidade e quantidade de leite produzido, além do fator genético, teve como aliada a mudança de gestão nas propriedades dos cooperados. “O MDA (Master Dairy Administration) mudou a gestão das propriedades. O MDA é o pai desse avanço”, destaca o zootecnista da Frísia.

Programação ExpoFrísia 2019

25 de abril (quinta-feira)
15h às 18h – Julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco e Gado Jovem
18h – Solenidade de Abertura
19h – Clube de Bezerras

26 de abril (sexta-feira)
8h30 às 12h – Palestra sobre Pecuária de Leite
13h às 15h – Palestra sobre Pecuária de Suínos
15h às 18h – Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Jovem
18h às 20h – Julgamento da Raça Holandês Vermelho e Branco e Gado Adulto

27 de abril (sábado)
10h30 às 12h30 – Copa dos Apresentadores
14h às 17h30 – Julgamento da Raça Holandês Preto e Branco e Gado Adulto
17h30 – Premiação dos Produtores-destaque
18h30 – Solenidade de encerramento

Serviço
ExpoFrísia 2019
25 a 27 de abril
Parque de Exposições Frísia, anexo Parque Histórico
Carambeí (PR)
www.expofrisia.com.br
Entrada gratuita

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).


Share this article