Biblioteca do seculo XXI alia diferentes linguagens e mundo digital

Esqueça aquela concepção de um ambiente silencioso e focado nos livros. A biblioteca do século 21 explora diferentes linguagens e ambientes multifuncionais para atender a demanda dos...

Esqueça aquela concepção de um ambiente silencioso e focado nos livros. A biblioteca do século 21 explora diferentes linguagens e ambientes multifuncionais para atender a demanda dos alunos. O centenário Colégio Marista Paranaense, por exemplo, construiu uma nova biblioteca em sua sede, focando em ambientes multifuncionais, acervos digitais e, principalmente, no protagonismo e colaboração dos estudantes.

De acordo com Caroline Serqueira, gerente de Tecnologia da Rede Marista de Colégios, o objetivo do espaço é aperfeiçoar o acompanhamento e o desenvolvimento do estudante moderno, que não aprende mais somente com os livros, mas de muitas outras formas. “A biblioteca há muito deixou de ser aquele espaço de silêncio extremo. Atualmente o conhecimento deve ser partilhado, discutido, colaborativo e a biblioteca tem que propiciar essas experiências”, acredita.

O diretor do Colégio Marista Paranaense, Gilberto Costa, recebeu ícones da literatura durante a inauguração da biblioteca

Inaugurado em 1º de abril, o novo espaço está à disposição dos alunos do Colégio Marista Paranaense desde o início do ano letivo em 2019. Com salas inovadoras, o foco está na aprendizagem e nos diferentes processos utilizados por crianças de todas as idades.

O novo conceito também traz uma diferente concepção do papel do bibliotecário, que passa a ser um facilitador desse espaço. Com salas customizáveis para diferentes tipos de aula, conteúdos digitais e audiovisuais e espaços de aprendizagem multidisciplinar, a biblioteca deixa de ser um ambiente de silêncio para ser um espaço de colaboração. Com isso, o bibliotecário é inserido em uma função mais protagonista.

Tecnologia e colaboração

Mais que livros, informação. A nova concepção de biblioteca oferece espaços próprios para uso de notebooks, tablets e leitores de livros digitais. Os espaços customizáveis também estão equipados com projetor 360º e mobiliário que pode ser facilmente adaptado à demanda. Segundo Gilberto Zimmermann Costa, diretor do Colégio Marista Paranaense, a biblioteca é um ambiente que propicia o desenvolvimento dos alunos: “Além de toda infraestrutura que o aluno dispôe no colégio, uma biblioteca é essencial para que ele possa consolidar e explorar o conhecimento e as informações. A nova proposta de biblioteca que oferecemos dá um passo além e permite que os jovens sejam criativos e ampliem ainda mais os horizontes”.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Share:

Veja também: