Economizar energia, incentivar um sistema de coleta de água da chuva e promover ações sustentáveis em sala de aula são objetivos do projeto Escola Sustentável, do Centro Educacional Marista São José. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a discussão de pautas que tratem sobre a preservação e conscientização do tema.

O Centro atende gratuitamente crianças e adolescentes com idade de 6 a 17 anos, no bairro Serraria de São José. A conscientização chega por meio das ações pedagógicas realizadas em sala de aula. “A educação tem a missão de conscientizar crianças e jovens, pois trabalhar a sustentabilidade vai muito além das questões ambientais, é ensinar as práticas diárias que auxiliam na preservação, na utilização dos recursos e até na diminuição dos custos”, explica Marilene Vieira, uma das responsáveis do projeto da unidade. O Centro se tornou um ponto de referência de coletas de tampinhas, lacres de alumínio, óleos e gorduras – ações que colocam em prática o conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade.

O incentivo também vem dos projetos especiais criados por professores e colaboradores, como é o caso de Gentil Fernandes Vieira, de 65 anos, responsável pela manutenção da escola. Ele trabalha há 19 anos no Centro, onde criou um sistema de captação de água de chuva com calhas que reduziu o consumo de água no local, e que hoje é utilizado por toda limpeza do Centro. “Eu sempre tive essa ideia, porque a água da chuva cai da calha e vai embora, então aprovaram a iniciativa na hora. É muito importante para o ecossistema reaproveitar algo que está indo fora”, observa.

O exemplo de Vieira despertou a curiosidade das crianças e até dos moradores da região. “Muitos pais me procuraram para saber como fazer isso em casa, pois a água sai limpa e pode ser totalmente utilizada para limpeza, além de ajudar o meio ambiente e reduzir custos”, comenta. Mas ele não quer parar por aí: agora pretende ampliar ainda mais o sistema e contribuir para as futuras gerações.

CEM São José

O Centro Educacional Marista São José faz parte da rede de escolas sociais coordenadas pelo Grupo Marista, que, através de ações nas áreas da educação e da assistência social, beneficia mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em unidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Centro em Florianópolis atende crianças e jovens na faixa etária de 6 a 17 anos, em Ensino Fundamental e Médio. O local, ainda, oferta projetos no contraturno escolar. Mais informações: www.solmarista.org.br.


Share this article