Comunicação, Assessoria de Imprensa

Nesse período em que a videoconferência ficou mais comum acabamos nos acostumando em falar para as câmeras. Mesmo com essa experiência muitas pessoas ainda ficam ansiosas ou até mesmo congelam quando sabem que terão que dar uma entrevista para um jornalista.

No período pré-entrevista use e abuse do conhecimento do departamento de comunicação da organização e da assessoria de imprensa. Todas as dúvidas devem ser tiradas com estes profissionais, que têm conhecimento técnico, conhecem o veículo e muitas vezes os jornalistas que trabalham no veículo.

Antes da entrevista trabalhe em conjunto com a assessoria para criar um checklist. Além disso é importante repassar a posição da organização para alguns temas ligados que podem ser considerados sensíveis, ou que estão em debate na sociedade, assim como questões ligadas à política e à economia. Essa parceria com a assessoria pode ser produtiva para você, para o veículo e, principalmente, para a empresa que você está representando.

Abaixo, relacionamento algumas orientações para se sair bem em entrevistas:

  1. A melhor forma de se tornar um bom porta-voz é praticar. Assim você tornará o ato de dar entrevista um hábito e com o tempo afastará a inibição e não se intimidará mais com o entrevistador.

2. Prepare-se quanto ao conteúdo, atualize-se quanto a dados e informações sobre a organização.

3. Para se fazer entender melhor, procure se informar sobre o perfil do jornalista e do veículo para o qual ele trabalha. Imprensa mais especializada exige informações mais detalhadas e termos mais técnicos são aceitos.

4. Em entrevistas no formato vídeo, a aparência pode ajudar. É importante se esforçar para criar uma boa imagem e uma boa voz.

5. Usar roupas discretas e economizar nos acessórios ajuda o público final a não se distrair e prestar atenção na mensagem que você está transmitindo. Não utilizar roupas com estampa xadrez. Na dúvida, vista paletó e gravata e, no caso das mulheres, tailleur. É importante também se apresentar da mesma forma que as pessoas ao entorno. Por exemplo, se as pessoas ao seu entorno estiverem usando um capacete de segurança, use-o também.

6. É importante sempre aguardar o repórter fazer a pergunta. Mesmo que você esteja ansioso para responder, aguarde. Se a pergunta não ficou clara, não tenha vergonha de pedir para repetir.

7. Procure dar respostas afirmativas, sempre evite ser defensivo.

8. Se houver mais de uma questão na pergunta, busque responder todos os pontos.


Share this article