Em meio à pandemia do novo coronavírus, se multiplicam nas redes sociais e nos meios de comunicação mais tradicionais informações sobre a pandemia. Entre casos de contágio, índices de mortalidade, desenvolvimento de vacinas, pesquisas para encontrar a cura, medidas das autoridades etc., surgem aos montes notícias sobre empresas se mobilizando para ajudar a sociedade a superar uma doença que trouxe consequências sem precedentes na história recente.

Mas afinal, como uma marca pode ser reconhecida e se destacar de forma positiva pela sociedade em meio a uma situação tão crítica e sensível. Conheça algumas formas para propor iniciativas que possam agregar, ser valorizadas e manter a integridade da imagem da organização.
1. Impactar a sociedade
As ações no combate à pandemia precisam realmente ajudar a sociedade. Se for algo que beneficia o público diretamente ligado à organização, raramente a ação terá destaque e chamará a atenção da imprensa ou de seguidores nas redes sociais. Neste caso, até críticas podem ser dispensadas à organização por tentar se promover sobre algo que é sua obrigação.
2. Ir além do que prevê a legislação
Aqui vale o conceito de diferencial e do ineditismo. Não adianta embasar um conteúdo para o público final no que a organização está fazendo apenas porque está previsto em lei. Neste ponto, vale a pena ficar informado sobre os últimos decretos e medidas do poder público para ir além.
3. Mostrar empatia
O momento é sensível, por isso ao comunicar as ações as mensagens precisam ser mais objetivas e menos apelativas. O risco de cair no pieguismo é alto. Se o que a empresa está fazendo é importante para a sociedade e genuíno para a sua marca, o conteúdo por si só já deve chamar a atenção e sensibilizar de forma positiva o público.
4. Não parecer oportunista
As empresas devem planejar as suas ações para não parecer que estão querendo tirar proveito da situação. Para isso, iniciativas devem ser robustas e realmente desenhadas para alcançar a população de forma mais ampla. A comunicação dessas ações também deve focar na objetividade, sem muitos adjetivos ou exposição exagerada dos atributos da marca.
5. Comunicação prevê ação
Plano e iniciativas que ainda não saíram do papel não devem ser divulgados. Por melhor que seja uma ideia, ela precisa estar concretizada para ser reconhecida pelo público.
Todas as organizações têm, dentro de sua área de atuação, características que as capacitam para atuar de forma próxima e benéfica para a comunidade. Por isso, cabe às instituições avaliar quais de seus recursos e competências podem ser empregados para ajudar a sociedade a superar ou reduzir os impactos da covid-19 e de suas consequências. Certamente, fazer o que sabe ajuda a alcançar resultados mais efetivos.
Se a indústria, por exemplo, é do segmento de confecção, doar tecidos para fabricação de máscaras pode ser uma forma de ajudar a comunidade. Da mesma forma, veículos de comunicação podem abrir (e estão abrindo) conteúdos sobre prevenção à covid-19 para leitores de forma gratuita. Esses são somente alguns exemplos. E na sua organização, como você pode ajudar a sociedade a superar ou reduzir os impactos da pandemia?
Share this article