img_0291

A Frísia realizou o encerramento do Programa Cooperjovem 2016 para alunos e professores das escolas envolvidas. Com participantes dos municípios de Carambeí, Ponta Grossa, Tibagi e Teixeira Soares, a festa ficou por conta da apresentação do grupo Sou Arte e reuniu cerca de 700 pessoas.

Na abertura, o presidente Renato Greidanus participou e ressaltou a importância de inserir o cooperativismo aos jovens. Também estiveram presentes no evento as secretárias de Educação,  Ana Wieslava Kaspchack, de Carambeí, e Esméria de Lourdes Saveli, de Ponta Grossa.

img_0293

Durante o evento, as crianças que desenvolveram as melhores redações sobre o cooperativismo foram reconhecidas com medalha e quatro delas ganharam uma bicicleta. Ainda foi eleito o melhor Projeto Educacional Cooperativista (PEC) dos participantes: Jogando Xadrez – Cooperando e Aprendendo, desenvolvido pelo professor de Ponta Grossa,  Luiz Felipe Pedroso dos Santos, da Escola Municipal Maria Eulina Santos Scheena. No projeto, foi desenvolvida uma quadra para jogar xadrez e, durante a atividade, ensinou a cooperação entre alunos e comunidade escolar e ainda desenvolveu um site para compartilhar para outras escolas. No fim, alunos ainda puderam visitar o Parque Histórico de Carambeí.

img_0326

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é formada por descendentes de holandeses e por brasileiros, a qual tem como principais bandeiras: cooperativismo, em que o resultado alcançado se deve a união do trabalho de todos os cooperados e os colaboradores; a diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e a alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra.


Share this article