Hospital Erasto Gaertner chama a atenção para a saúde das mulheres

fachada_erasto1

 Não só para comemorar o dia 08/03, marcado pelas lutas e pelas conquistas femininas, mas sempre pensando na saúde dessas guerreiras, profissionais do Hospital Erasto Gaertner dedicam carinho e experiência em diagnósticos de tratamento totalmente voltados à mulher.  Diariamente a Instituição atende mulheres para exames de rotina para prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e lesões do aparelho genital feminino, principalmenteo câncer.

 O Brasil é um país com alto índice de câncer de útero que mata no mundo, cerca de 250 mil mulheres. Isso significa que a cada três minutos esse tipo de câncer faz uma vítima. Segundo Carlos Afonso Mestri, médico especialista em ginecologia e mama do Hospital Erasto Gaernter, a prevenção e a informação acerca da doença são muito importantes, pois não se pode esconder atrás de mitos, de preconceitos, e fazer de conta que essa doença não existe. “A doença está aí, vai acometer quem não se cuidar, quem não se proteger”.

 HPV: a importância da vacina

 O Papiloma vírus humano (HPV) não pode ser visto apenas como uma doença sexualmente transmissível, ele é um problema muito mais amplo, de saúde pública, que atinge homens, mulheres e pode atingir inclusive crianças. Por isso a vacinação é uma estratégia absolutamente válida, por ser esse vírus o principal causador do câncer de colo do útero, e de outros tumores. “A vacinação vai mudar o perfil da doença, menos pacientes terão infecção de HPV, menos pacientes terão essas lesões”, afirma Maestri.

 Para o especialista, nenhuma mulher dorme e acorda no dia seguinte com câncer de útero; a doença é lenta e leva de 10 a 20 anos para evoluir. As lesões passam por diversos estágios de diferentes gravidades. Em um exame preventivo, uma vez que se detecte algum tipo de alteração, o profissional indica outro procedimento chamado colposcopia, que permite ver o colo do útero através de lentes que aumentam as imagens, possibilitando uma biopsia mais certeira, identificando lesões pré-cancerosas. “Acima de tudo, o câncer de colo de útero é uma doença evitável e absolutamente tratável. É um tumor com bons índices de curas, principalmente se o diagnóstico for precoce”, completa.

 Para agendar uma consulta no ambulatório de vulva, patologia cervical e de colposcopia, basta ligar para o setor de Convênios, nos telefones:

(041) 3361.5035 ou 3361.5036. Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) podem fazer o agendamento pela Unidade de Saúde.

Hospital Erasto Gaertner

R. Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas
CEP 81.520-060 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3361-5135
www.erastogaertner.com.br

Página 1 Comunicação

Virgínia Vilela – virginia@pg1com.com
Lorena Oliva – lorena@pg1com.com
Marci Ducat – marci@pg1com.com
(41) 3018 3377 – (41) 9603 2861 – (41) 9986 1556 – (41) 9986 1556
www.pg1com.com


Share this article