Segunda edição do prêmio estimula a conscientização e incentiva os registros amadores e profissionais da natureza em áreas protegidas

Foto: Adrian Moss/Fundação Grupo Boticário

Foto: Adrian Moss/Fundação Grupo Boticário

Amantes da natureza têm até 30 de outubro para se inscreverem no 2º Concurso Fotográfico Wikiparques 2016.  O prêmio, que contempla fotógrafos amadores e profissionais, busca incentivar o compartilhamento de registros feitos em visitas a áreas protegidas brasileiras.

As inscrições podem ser realizadas no site (www.wikiparques.org). Os interessados devem abrir uma conta na página e podem cadastrar várias fotos para concorrer, não há limite de quantidade. Todas as imagens enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques, plataforma colaborativa que disponibiliza informações gratuitas sobre os parques nacionais e outras áreas protegidas do país.

“É um meio de incentivar o interesse das pessoas em conhecer e conservar a riqueza biológica do Brasil, país com a maior biodiversidade da Terra, que corresponde a 20% do número total de espécies do planeta”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição criadora do Wikiparques, em parceria com O Eco.

O concurso tem duas categorias: Escolha do Júri, composto por representantes do WikiParques, do site de jornalismo ambiental O Eco e fotógrafos convidados, e Escolha Popular, seleção feita por todos que acessarem o site e ajudarem a escolher a melhor imagem.

As fotos da última edição do concurso, realizada em maio, podem ser vistas no link. O vencedor de cada categoria receberá como prêmio um livro sobre meio ambiente e terá suas fotos divulgadas com destaque no blog e nas mídias sociais do site.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.493 projetos de 493 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.


Share this article