Comunicação Digital

Você já se imaginou sem WhatsApp? A ferramenta ocupa lugar de destaque entre os apps.  Calcula-se que no Brasil 120 milhões de usuários estejam conectados pelo WhatsApp, que tem, (pasmem!) dez anos de idade. O app foi criado por dois funcionários do Yahoo! em 2009. Seus criadores, Brian Acton e Jan Koum, o venderam para o Facebook por US$ 19 bilhões, cinco anos depois.

Nos últimos anos, o WhatsApp tem se tornado ferramenta de trabalho obrigatória para todos nós – e já supera o e-mail em muitos casos. Mas há limites. Tipo de informação e de discussão, decisão a ser tomada ou orientações a serem dadas, tamanho do texto ou áudio e dos grupos, entre outros aspectos devem ser levados em consideração quando se utiliza o serviço de mensagens instantâneas para trabalhar.

Uma boa conduta no app – não se valha de uma suposta proteção por trás da tela – é inclusive regra geral para fazer bom uso da ferramenta e preservar sua imagem corporativa. Veja algumas dicas:

– O WhatsApp deve ser usado para recados. Portanto, nada de enviar textão pelo app, e cuidado com o tamanho dos áudios! Priorize mensagens diretas.

– No trato corporativo, cuidado com a linguagem muito informal. Respeite a cultura organizacional da empresa. Evite gírias e apelidos, caso sejam de uso incomum no ambiente onde você trabalha.

– Preze pela educação, cortesia e por uma redação sem erros gramaticais. Revise sempre a mensagem antes de “dar o send”.

– Evite utilizar o WhatsApp fora do horário comercial, a não ser em situações de exceção.

– Se um assunto é urgente, não trate por WhatsApp. Você não sabe quando o destinatário vai estar online e ler a sua mensagem. Nesses casos, é mais garantido fazer uma ligação.


Share this article