Aconteceu na última semana, de 8 a 12 de maio, a feira agropecuária Agrotins 2018, em Palmas, no Tocantins. A Frísia esteve presente no evento com estande institucional e foi representada pelo presidente Renato Greidanus na abertura oficial.

Cooperados do Tocantins participaram de importantes reuniões durante o evento

Durante a solenidade, autoridades estaduais, representantes de empresas e público em geral puderam acompanhar os pronunciamentos. Greidanus apresentou os números da cooperativa no Tocantins e falou aos presentes: “Estamos consolidando a implantação da nossa unidade em Paraíso do Tocantins com a ampliação da nossa capacidade produtiva. Quando a Frísia projetou sua expansão, rodamos muitos estados e chegamos ao Tocantins, onde encontramos boa logística, produtores com ótimos resultados e um grande potencial de crescimento. Para nós é uma alegria estar aqui e participar desta feira”.

Também estiveram presentes o superintendente da Frísia, Emerson Moura, a coordenadora da Unidade da Frísia no Tocantins, Érica Lima, os colaboradores da cooperativa e a Fundação ABC. Renato também destacou a valorização das pessoas: “Na Frísia, tivemos um passado muito forte e por isso valorizamos o futuro. Aqui há muitos jovens que darão continuidade ao nosso trabalho, por isso devemos compartilhar o conhecimento”, completou.

A abertura da feira contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Thiago Dourado. O representante do Estado comentou que a Agrotins, além das exposições e cursos, apresentaria mais de 40 inovações em tecnologia, estudos e pesquisas durante a feira, e também reforçou que a importância do agronegócio deve ser mais divulgada: “Precisamos comunicar mais, a sociedade precisa conhecer melhor o agronegócio. O Brasil precisa assumir o papel de liderança em produção agrícola com toda a potencialidade que aqui temos. Está na hora de entrarmos na super Safra dos grandes negócios”, relatou.

Reunião com cooperados
Com a presença do presidente e do superintendente da cooperativa, os cooperados participaram de duas importantes reuniões durante a Agrotins. Na quarta-feira (9), foi reunido o Comitê Agrícola da região pela manhã e à tarde.  Cerca de 40 pessoas participaram de uma roda de conversa para debater importantes temas relacionados à unidade operacional do Tocantins.

Na feira, estiveram cerca de 650 expositores das áreas agrícola, pecuária, piscicultura, fruticultura, além de representantes de grandes multinacionais, revendedores de maquinários, de veículos e peças. A Universidade Federal do Tocantins, Organizações das Cooperativas do Brasil – Tocantins, Sebrae, bancos e outras instituições também estiveram presentes em espaços exclusivos de atendimento ao público.

Atualmente classificada como o maior evento de negócios da região Norte e o oitavo maior do Brasil. Com o tema ‘O Futuro na Agroindústria Sustentável’, os organizadores estimaram que mais de 130 mil pessoas passaram pela exposição e cerca de R$ 700 milhões em negócios foram realizados.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é resultado da união do trabalho de todos os cooperados e colaboradores; da diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e da alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Os valores da cooperativa são Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA).


Share this article